Sobre o curso
O objetivo dessa formação é trabalhar com a comunicação pessoal, com o intuito de elaborar estratégias que desenvolvam habilidades comunicativas e a gestão emocional. O desenvolvimento dessas habilidades promove uma comunicação segura, clara e consistente. Esse processo se dá pela apresentação de estudos e práticas de áreas como Neurociência, Programação Neurolinguística, Psicologia Positiva, Comunicação Não-violenta e Comunicação Não-verbal. O objetivo é acessar o poder da comunicação pessoal através da tomada de consciência dos fenômenos que ocorrem durante a comunicação humana; eles ocorrem tanto na comunicação interpessoal como na comunicação intrapessoal, e também podem ser observados, mapeados, reproduzidos ou desprogramados. O curso é de grande utilidade para todas as áreas profissionais, pois desenvolve competências de relacionamento e comunicação de forma efetiva, desenvolvendo empatia e engajamento. Na área de gestão de empresas: áreas administrativas se beneficiam com as elaborações de estratégias para o desenvolvimento da empatia, resultando numa comunicação congruente, que transmita emoções como confiança, assertividade, segurança e amorosidade. Para líderes, o curso traz muitas ferramentas para resolução de conflitos e gestão emocional em momentos de alta performance, ou em momentos de tensão. Na Educação: áreas educacionais se beneficiam com o poder da comunicação interpessoal, estreitando o contato com o aluno, com a família do aluno e com os profissionais que trabalham no mesmo ambiente. Na área da saúde: no atendimento em hospitais e clínicas, a comunicação emocional é uma ferramenta poderosa para lidar com pacientes, famílias e equipes de trabalho. Experiência e formação: Psicanalista Clínico, Pós-graduado em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atual coordenador, da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional Aplicada à Liderança" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador da Pós-graduação em Programação Neurolinguística da SBCE. Coordena o Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista, maestro e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014. Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Certificada em Disciplina Positiva para sala de aula e em Psicologia Positiva. Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Professora nos cursos de pós graduação do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de educadores. Experiência Profissional de 12 anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar. Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica
de Campinas. Mestre em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em
bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e
especialista em Neurociência Aplicada à Educação. Pactitioner em
Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de
Comunicação Emocional e pós-graduanda em Psicanálise. Autora de
material didático para o ensino fundamental anos finais, professora do
ensino fundamental e médio e professora de neurobiologia e áreas afins
para turmas de pós-graduação.
Contrair Empresário nos ramos de serviço em Educação e Comércio Exterior, bem como em indústria. Docente no IBFE e na SBCE. Pós - Graduado em Marketing B2B pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Pós MBA em TrendsInnovation na INOVA BS. CMO & CGO na Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Programador e Trainer em PNL. Neuro Practitioner pelo IBFE e SBCE. Atua em treinamentos de Neuro Marketing, bem como em Comunicação Emocional. Presta consultoria em organizações. Atuação desde terceiro setor até serviço público. Educador, palestrante e Counseling em Filosofia Aplicada.
• Licenciado em Filosofia pela UNIFAI/PUC e Bacharel em Teologia Assunção/PUC. Ambas graduações convalidadas.
• Especialização em Ciências da Religião pela PUC/SP (Ensino Religioso).
• Cursando Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação pelo IBFE.
• Extensão em Psicologia Humanista - ACP(Abordagem Centrada na Pessoa / Carl Rogers).
• Positive Practitioner & Trainer em Psicologia Positiva Aplicada pelo Centro de Certificação em Psicologia Positiva Aplicada - CEPPA - Brasil, representante do CEPPA em São Paulo/Capital.
• Especialista em Logoterapia e Análise Existencial (Extensão) pela Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE).
• Ator, Diretor e Palhaço formado em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Macunaíma.
• Especialista/professor em Comunicação não-verbal (Teatralidade e Comunicação) no Passadori Educação e Comunicação - formação para executivos.
• Orientador Social (ETHOS SP) com experiência de 16 anos em Responsabilidade Social e Voluntariado (Canto Cidadão)
• É candidato ao Diaconato Permanente no Clero da Diocese de São Miguel Paulista/SP. Psicólogo clinico formado pela Universidade Paulista, com formação em psicoterapia comportamental clínica, certificado em Coaching com Robert Dilts (Crise, Transição e Transformação), Trainer em PNL - certificado pela Actius. Consultor de empresas com foco em Gestão Sistêmica e Constelações Estruturais Sistêmicos (SySt®) pela Geiserwork - Uruguai.Curso Comunicação Emocional
Aprenda a expressar suas ideias e se conectar com pessoas através de uma comunicação poderosa
Objetivo
Métodos e Estratégias
Para quem é o curso
Público-alvo
Coordenador (a)

João Rilton

Gostaria de saber mais sobre o curso?
Docentes e Convidados

Alexandre Rezende

Gabriela Menezes de Camargo

Giulia Marinho

Luiz Fernando Menezes

Sandro Venancio Fernandes

Tom Soares